20 fevereiro, 2015

Resenha: O Sangue de Olimpo #5

Título: O Sangue de Olimpo #5 - Série Heróis do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca

Sinopse: Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atenas Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas
não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

Esta série já não estava me empolgando há um tempo, por vários motivos, entre eles, o fato de os livros do autor estarem caindo na mesmice. Porém, estava esperando uma conclusão boa da história, mas isso não aconteceu.

Não aconteceu por o livro realmente não ter um final, o mesmo acaba com um final em aberto. Não que eu não goste de finais assim, mas me pareceu um tanto preguiçoso e presunçoso da parte do autor, deixar não um, mas vários pontos em aberto na história. Não que eu não tenha gostado da leitura, ao contrário, eu gostei. Porém, não fiquei satisfeita, esperava mais.

Em comparação com os outros da série, achei o mais fraco. Eu esperava um final mais dramático com um grande sacrifício, como o nome do próprio livro sugere. No último livro da série Percy Jackson e os Olimpianos - O Último Olimpiano vimos muitos sacrifícios sendo feitos, vários personagens importantes morrendo. Pudemos ver o quão difícil foi derrotar Cronos e quantos semideuses haviam se sacrificado. Isso não aconteceu em O Sangue de Olimpo, chegou a ser patético a forma como eles derrotaram Gaia, em menos de 5 minutos.

Em O Sangue de Olimpo, temos o ponto de vista de Jason, Piper, Leo, Nico e Reyna. Particulamente, eu só gostei dos capítulos dos três últimos personagens citados. Senti muita falta do ponto de vista de Annabeth, Percy, Hazel e Frank, personagens estes que eram principais e foram colocados como coadjuvantes no último livro, sendo que eles eram importantíssimos para a história e missão.

Definitivamente teria como incluir algum capítulo deles. Os capítulos foram dispostos e divididos de uma maneira ruim. Alguns personagens tiveram capítulos demais e outros de menos (ou até mesmo, nenhum). Não vi necessidade de ter tantos capítulos do Jason e Piper, o pior foi ter que ver os outros personagens pelos olhos deles. Eu queria saber a perspectivas dos outros também!

Em contrapartida, amei ler os capítulos do Leo, como sempre. Gostei muito da cena em que ele e Percy conversam sobre a Calipso. (♥♥♥) Acho que grande parte dos leitores já sabiam o que ia acontecer com ele, então não foi uma surpresa. Fiquei esperando a cena dele voltando para o Acampamento Meio-Sangue, mas não teve, iria ser tão emocionante!

Também amei ver o desenvolvimento de Nico como personagem ao longo da história. Desde de PJO sempre soubemos de que ele era muito poderoso, mas nunca tivemos a chance de ver todo o seu potencial, mas finalmente pudemos ver suas capacidades postas a prova. Também vimos pelo o que ele esteve passando por todo esse tempo e só consegui gostar mais ainda dele. O mesmo aconteceu com Reyna, mas me irritou o fato de terem feito um certo suspense a respeito da vida amorosa dela e no final das contas não sabermos de fato o que vai acontecer. Tenho minhas teorias de que ela, junto com Annabeth e Percy, podem aparecer na série nórdica que o autor está escrevendo.

Creio eu que ele tenha deixado alguns desses pontos específico em aberto para introduzi-los em sua nova série, e eu não gosto disso. Sinceramente, eu não quero ter que ler outra série só para saber o que vai acontecer com os personagens, está ficando enfadonho. (Chega, Tio Rick)
Terminei o livro com várias perguntas, que nem ao menos sei se irão ser respondidas. Leo realmente conseguiu sair da ilha? E a história do Oráculo? E quem será o "amor" que Reyna nunca vai ter, Magnus Chase?

Muitos sentimentos nessa resenha *chora*. E vocês, o que acharam do último livro da série Heróis do Olimpo?


4 comentários:

  1. Oi Gabi ;} Tudo bem?
    Sobre eu querer ler "O Herói Perdido" há tempos HAUAHAUHAAU.
    Infelizmente só li a série "Percy Jackson e os Olimpianos" (acredita?!), mesmo assim estou doido para conhecer a história da série "Os Heróis do Olimpo" e vi muita gente comentando sobre eles dizendo que é muito bom. Também gosto da trilogia "Crônicas dos Kane" e me mato de rir com esses dois irmãos HAUAHAUAH, tipo quando eu vi a sua resenha pensei que ia ser o melhor livro da série, mas estava completamente enganado hehe. Adorei sua resenha (:

    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan. Mesmo não tendo gostando tanto dos últimos livros, ainda sim recomendo que leia a série, já que é divertida. O primeiro livro da trilogia "Crônicas dos Kane" está na minha meta de leitura desse ano, espero que consiga terminá-lo! Fico feliz que tenha gostado da resenha. ;)

      Excluir
  2. Eu sou louca pra ler essa série de PJ, mas nunca nem terminei os primeiros livros. Eu posso ler mesmo sem ter terminado a série anterior, ou não?!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora! Eu recomendo terminar a série anterior e depois ler essa, já que em "A Casa de Hades" (quarto livro), por exemplo, eles citam várias coisas que aconteceram em PJO, então você ficaria meio perdida. Espero ter ajudado! :)

      Excluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo