09 março, 2015

Minhas primeiras impressões sobre "A Mais Pura Verdade"

Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito

Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Há algumas semanas atrás a editora Novo Conceito nos enviou uma prévia com metade do livro para que pudéssemos contar nossas primeiras impressões.
O livro irá contar a história de Mark, que luta contra o câncer desde pequeno e certo dia resolve realizar o seu sonho: escalar uma montanha, e a única pessoa que sabe desse sonho é sua melhor amiga, Jesse. Por seus pais serem super protetores ele nunca os contou, pois sabia que nunca o deixariam realizar seu sonho, por isso, ele foge. Acompanhado de seu cachorro, Beau, seu caderno, máquina fotográfica e rémédios, ele resolve seguir essa aventura, mas não planeja voltar.

A maior parte do livro é narrada por Mark, mas ao final de cada capítulo podemos ver a perspectiva das pessoas que ele deixou para trás, seus pais e Jesse, e como está ocorrendo a operação de busca por Mark. Ao longo da história podemos conhecer cada vez mais Mark, sua personalidade e relação com as pessoas que encontra no decorrer de sua aventura. Logo no começo podemos ver que essa aventura não vai ser nenhum pouco fácil e que muitos obstáculos irão aparecer no decorrer da história, mas isso não impede o protagonista de seguir em frente e lutar para realizar seu sonho.

No começo houveram pontos que me incomodaram em relação a narrativa e construção do personagem. Muitas das vezes a personalidade de Mark não pareciam como de uma criança de 12 anos. Outro ponto que me incomodou foi o fato de o autor usar a frase que nomeia o livro; no começo achei bem interessante, mas ele acaba usando com tanta frequência que acaba por se tornar saturado. Fora isso, achei que o livro possui uma narrativa bem leve e que flui rapidamente, vale ressaltar que este é o primeiro livro de Dan Gemeinhart.

Estou curiosa à respeito do restante do livro e de como será o desenrolar da história, tenho certeza de que será uma história emocionante e sensível. A Mais Pura Verdade irá ser lançado dia 23 de março e parte da renda deste livro será doada para a Fundação Abrinq – Save the Children. Em breve postarei a resenha completa.




2 comentários:

  1. Esse livro promete ser maravilhoso! Já foi lançado e ainda não tive a oportunidade de realizar a leitura! Mas farei o mais rápido possível! Deve ser fantástico! Espero não me decepcionar!

    Beijos,
    Lua

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tô louca pra ler esse livro! É tanta gente falando bem e a história me chamou atenção, fiquei bem curiosa com tudo. Gosto de tramas assim. Fora que a capa é lindíssimaaaaaaaa!!!

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo