14 janeiro, 2015

Resenha: Sombra e Ossos #1 - Trilogia Grisha

Título: Sombra e Ossos
Autora: Leigh Barduco
Editora: Gutenberg

Sinopse: Alina Starkov nunca esperou muito da vida. Órfã de guerra, ela tem uma única certeza: o apoio de seu melhor amigo, Maly, e sua inconveniente paixão por ele. Cartógrafa de seu regimento militar, em uma das expedições que precisa fazer à Dobra das Sombras – uma faixa anômala de escuridão repleta dos temíveis predadores volcras –, Alina vê Maly ser atacado pelos monstros e ficar brutalmente ferido. Seu instinto a leva a protegê-lo, quando inesperadamente ela vê revelado um poder latente que nunca suspeitou ter.A partir disso, é arrancada de seu mundo conhecido e levada da corte real para ser treinada como um dos Grishas, a elite mágica liderada pelo misterioso Darkling. Com o extraordinário poder de Alina em seu arsenal, ele acredita que poderá finalmente destruir a Dobra das Sombras.
Agora, ela terá de dominar e aprimorar seu dom especial e de algum modo adaptar-se à sua nova vida sem Maly. Mas nesse extravagante mundo nada é o que parece. As sombrias ameaças ao reino crescem cada vez mais, assim como a atração de Alina pelo Darkling, e ela acabará descobrindo um segredo que poderá dividir seu coração – e seu mundo – em dois. E isso pode determinar sua ruína ou seu triunfo.


Esse foi o meu primeiro contato com um livro da Leigh Barduco e já posso dizer que fiquei bem empolgada com a história, pois ela criou uma bem mitologia diferente. 

Esse livro é o primeiro da Trilogia Grisha e foi publicado pela editora Gutenberg. A edição ficou maravilhosa, bem caprichada e com vários detalhes; desde as imagens no início de cada capítulo e os detalhes ao lado do número da página. As folhas são bem grossas e amareladas, o que torna a leitura muito mais agradável! 

Em Sombra e Ossos é contado a história de Alina Starkov, que era uma órfã mas que agora, na adolescência, trabalha como cartógrafa de seu regimento militar. Em uma das expedições eles teriam que fazer uma viagem pela Dobra das Sombras – o “Não Mar” que é um mar completamente dominado pelas trevas e que possui vários volcras, que são uma espécie de monstros que lá habitam. 

Quando estavam atravessando o “Não Mar” o navio é atacado e Alina vê seu melhor amigo Maly, que cresceu junto com ela no mesmo orfanato, sendo atacado. No instinto de protegê-lo ela acaba por descobrir um poder que pode ser muito importante.
"Fechei os olhos quando um fluxo repentino e perfurante de luz explodiu diante de minha visão. Aquilo pareceu preencher minha cabeça, me cegando, me afogando. De algum lugar acima, ouvi um guincho terrível. Senti as garras do volcra se afrouxarem, e o baque quando caí para a frente e minha cabeça entrou em contato com o convés. Então, não senti nada mais."
Logo no começo do livro nos deparamos com um mapa e com uma página contendo um resumo das “castas” existentes no Reino de Ravka. Essas páginas em questão me ajudaram muito a me situar na história, pois a autora lhe dá muitas informações sobre o mundo mas não dá muito tempo para você captar tudo.

Ela joga a história e você tem que tentar acompanhar, esse foi um dos pontos negativos, pois no começo acabei me sentindo um pouco perdida na história. Mas conforme você vai lendo e se acostumando com os termos usados a leitura vai fluindo cada vez mais.
Vale ressaltar que a Leigh Barduco se baseou em histórias da Rússia, então por esse motivo acabam tendo vários nomes difíceis, o que acaba dificultando a leitura, mas apenas no começo.

Assim que peguei o ritmo a história só foi melhorando e acabou me prendendo bastante. Chega um momento que você pensa que sabe exatamente o que está por vir, mas quando você menos espera ocorre uma reviravolta enorme; não eu consegui parar de ler até termina-lo!
O primeiro livro não termina com um cliffhanger, a autora fecha o arco da história mas deixa alguns pontos em aberto para continuar no próximo livro. Quero muito ler o segundo livro, estou ansiosa para saber como a autora vai desenvolver a história e que rumo ela vai tomar. ♥ Algum de vocês já leu algum dos livros da Trilogia Grisha? 
"O problema em querer é que isso nos deixa fracos."

8 comentários:

  1. Tenho esse livro na minha prateleira, mas ainda não tive oportunidade de ler. Um amigo meu leu, e simplesmente amou a história. Quero muito ler!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ahh meu Deus *-* Estou super ansiosa pra ler esse livro, e cada vez mais me deparo com resenhas bastante positivas a respeito dele. Acho que vou esperar o terceiro sair da pré-venda e comprar todos juntos, porque mal posso esperar pra ler tudo. Já tive oportunidade de olhar o livro e realmente os detalhes deixaram essa edição maravilhosa.

    Beijos,

    - Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Eu tenho este livro mas não me interessei pela leitura até comecei a ler algumas páginas mas acabei desistindo e depois minha mãe resolveu ler e também não gostou então acabei desanimando de ler mas que bom que gostou.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha :D

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Já vi comentários sobre esse livro, nem sabia que era uma trilogia e parece ser bem interessante, gosto de histórias assim e que bom que aproveito sua leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii Gabi & Julie... Indiquei seu blog para ganhar um Selo!!
    Passa lá: http://imperfeicaoliteraria.blogspot.com.br/2015/01/primeiro-selo-blog-fofo.html
    Bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha. Ainda não conhecia esse livro e com certeza agora ele está na minha lista de leituras futuras.

    Parabéns pelo blog. Muito lindo. Seguindo ;)

    Beijos
    http://maio97.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi, esta autora vem sido bem comentada. E eu estou bem curiosa! Adorei a resenha, muito bem escrita e conseguiu passar bem a essência do livro. Quero muito ler ainda este semestre!

    Beijos
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo