11 janeiro, 2015

Melhores leituras de 2014

Esse ano li apenas 23 livros, não consegui cumprir a minha meta de ler, pelo menos, 30 livros. Parte disso foi por conta de 2014 ter sido o ano que teria que prestar vestibular e por conta das inúmeras ressacas literárias que me impediram de manter o ritmo. Mas foi o ano que descobri muitos livros bons, então aqui estão as 5 melhores leituras de 2014:


Série Vampire Academy - Richelle Mead
Sinopse: Rose Hathaway sabe que é um erro se apaixonar por um de seus instrutores. Lissa, sua melhor amiga e última princesa do clã dos Dragomir, deve vir sempre em primeiro lugar. Rose precisa protegê-la. Mas, infelizmente, quando se trata de Dimitri Belikov, algumas regras parecem existir apenas para serem quebradas. Justamente quando Lissa e Rose veem seu pior inimigo, Victor Dashkov, a um passo de sair da prisão, imagens sombrias começam a invadir a mente de Rose, prenunciando algo terrível à espreita da Escola São Vladimir. A tensão ronda o mundo dos Moroi mais do que nunca. Os Strigoi desejam vingança pelas mortes causadas por Rose em Spokane. Numa batalha de tirar o fôlego, ela viverá seus piores pesadelos ao ter de escolher entre o amor de sua vida e sua melhor amiga. Será que essa escolha significa que apenas um deles sobreviverá?

Eu não poderia deixar de citar Vampire Academy que foi uma série que enrolei quatro anos para ler, mas que me apaixonei e achei maravilhosa! Foi uma série que li muito rápido e já virou uma das minhas favoritas.



O Futuro de Nós Dois - Jay Asher e Carolyn Mackler
Sinopse: É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Esse é um daqueles livros bem leves e divertido, é impossível não se apegar com os personagens e com a história. Com certeza é um dos livros que releria, já tem resenha dele aqui no blog.



Delírio - Lauren Oliver
Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos.
Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas.
Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?

Essa foi uma das distopias que mais gostei! Achei bem diferente de outras que li, fui sugada pela universo que a Lauren Oliver criou e esse livro definitivamente não podia ficar de fora dessa lista. Já tem resenha dos dois primeiros livros da trilogia aqui e aqui.


O que me faz Pular - Naoki Higashida
Sinopse: Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.

Esse com certeza foi um dos livros mais lindos e esclarecedores que li. Naoki vai respondendo perguntas bem específicas sobre autismo. Esse livro foi um aprendizado e é muito esclarecedor para pessoas que convivem com autistas.


O Azarão - Markus Zusak
Sinopse: Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak

Como "A Menina que Roubava Livros" é um dos meus livros favoritos eu resolvi ler outros livros do Markus Zusak e logo de cara já amei o primeiro livro dessa trilogia. A escrita dele é maravilhosa e mesmo tendo um história simples ainda sim consegue nos tocar.


Esses foram os melhores livros que li em 2014, quais foram os seus?



3 comentários:

  1. Já li "O Futuro de nós dois" e simplesmente adorei ! Desde que terminei esse livro fiquei louca procurando "Os 13 porquês" do Jay Asher, mas ainda não consegui comprar para ler. Quero muito ler a série "Academia de Vampiros" também, mas nunca acho o primeiro livro :( Provavelmente vai estar nas minhas metas para ler esse ano.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  2. Tenho muita vontade de ler O Futuro de Nós Dois!
    Minha melhores leituras foram: O Caçador de Pipas, Eleanor e Park, Psicose, Clube da Luta, O Iluminado, A Hora da Estrela e Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo <3

    http://refugiorustico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!
    Esse ano preciso ler alguma coisa da Richelle Mead. Sempre vejo a autora recebendo inúmeros elogios. Incrível...quem lê um livro, vira fã imediato, rsrs.
    Que bom que mesmo demorando para ler, isso não afetou a sua empolgação com a série.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo