17 agosto, 2014

Resenha: Anna e o Beijo Francês


Título: Anna e o Beijo Francês
Autora: Stephanie Perkins

Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 









Esse livro é um daqueles que servem para amenizar o dia, soltar muitos suspiros e deixar aquele sorriso bobo na face. Os personagens de “Anna e o Beijo francês” são totalmente apaixonáveis (Por favor, holofotes para St. Clair aqui ♥ ).

Com uma melhor amiga (Bridgette) e um possível futuro affair (toph), anna já tinha um bom futuro planejado para viver em Atlanta, de modo que não recebeu bem a notícia que seria enviada para um internato em Paris por seu pai, um famoso escritor embora a filha tivesse vergonha de seus livros excessivamente dramáticos.

Apesar da sua relutância inicial ao chegar na SOAP (School Of America In Paris), Anna conhece Meredith e as duas logo se identificam e se tornam amigas e , em um esbarrão no corredor, é apresentada a Étienne St. Clair (Muitos suspiros aqui) que é charmosos, educado, inteligente e afetuoso com Anna. Meredith incorpora logo Anna no seu grupo de amigos que é, basicamente, composto por Rashimi e Josh (que são namorados) e ahhhhhn St. Clair.

Como nem tudo na vida é um mar de rosas, Anna descobri que além de St. Clair já está comprometido com Ellie (que já havia terminado o ensino médio) a muito anos, Meredith estava apaixonada por ele. Com um quase-namorado em Atlanta para somar como empecilho, Anna e Étienne passam a ser amigos e com a ajuda de St. Clair com o francês e e com a adaptção a nova realidade os dois acabam por passar muito tempo juntos e vão ficando cada vez mais próximos e íntimos. O Problema acontece quando Anna percebe que, aos poucos, Étienne St. Clair começa a ocupar um espaço muito importante em sua vida e que, talvez, ser apenas amigos já não é o suficiente.

“- Anna. Ele está sempre pegando no seu pé. É a clássica síndrome-do-garoto-correndo-atrás-da-garota. E, quando qualquer outra pessoa faz isso, ele sempre fica do seu lado e diz para irem se danar.”

Talvez por ter vivido por experiência própria, o fato de Stephanie Perkins ter narrado de uma forma tão simples e ao mesmo tempo envolvente toda a perspectiva envolta da mudança para uma nova cidade ( e no caso da Anna, de pais!), enfrentar problemas com os amigos e aprender a filtrar as amizades que realmente importam (as que vêem pra somar), o livro me tocou de uma forma especial.

“Nós estamos nos beijando feito loucos. Como se nossas vidas dependessem disso. A língua dele desliza dentro da minha boca, gentil, mas exigente, e não é nada como eu já experimentei, e de repente eu entendo porque as pessoas descrevem o beijar como se fossem derreter porque cada parte do meu corpo se dissolve no dele. Meus dedos agarram o seu cabelo, puxando-o para mais perto. Minhas veias pulsam e o meu coração explode. Eu nunca quis tanto alguém assim antes. Nunca.”

O que não gostei no livro foi que, em alguns momentos da narrativa, Perkins poderia que desenvolvido mais. São abordados alguns temas interessantes que não foram muito explorados, assim como a história de alguns dos personagens. Eu entendo que a narrativa foi escrita de modo a focar mais na história do casal principal e ser leve, e realmente é. Porém, ainda assim, achei que as páginas que foram usadas muitas vezes para escrever sobre situações e a enrolação por “falta de iniciativa de ambos os lados” poderiam ser usadas para falar mais sobre o relacionamento da Anna com o pai ou nos contar mais sobre Rashimi e Josh.

No Geral, o livro é muito bom e recomendo para ser lido em um Domingo a tarde para relaxar e se deixar encantar com a história de Anna e St. Clair na cidade luz.  

"É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar?"







3 comentários:

  1. Oiee

    Já li esse livro e gostei bastante também, é uma leitura leve sem grandes expectativas que é ótimo para respirar depois de uma leitura mais densa...

    Adorei o novo layout!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,tudo bem ?
    Ainda não li esse livro mas tenho enooorme interesse nele, gosto da capa e da premissa , adorei a sua opinião sobre ele , ótima dica :D
    Primeira vez que estou aqui ~ huehue ~ e esse layout está lindo demaaais ! Adorei :) Parabéns pela resenha ;)
    Beeijos !
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    Eu tenho esse livro mais ainda não li, ganhei faz pouco tempo. Adorei sua resenha ;)
    Beijão

    Débora | Em cada página
    www.deborafavoreto.com.br

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo