03 abril, 2014

Resenha: Delírio

Título: Delírio
Autor: Lauren Oliver

Antes dos cientistas acharem uma cura, as pessoas achavam que o amor era uma coisa boa. Elas não entendiam que uma vez que o amor—o deliria—floresce em seu sangue, não há como escapar de seu domínio. As coisas são diferentes agora. Os cientistas são capazes de erradicar o amor, e os governos exigem que todo cidadão receba a cura ao completar dezoito anos.
Lena Holoway sempre ansiou pelo dia em que será curada. Uma vida sem amor é uma vida sem dor: segura, calculada, previsível e feliz.
Mas, a noventa e cinco dias de seu tratamento, Lena faz o impensável: ela se apaixona.

No livro somos apresentados a Lena Holoway, que conta os dias, literalmente, até receber a cura, que promete livrar as pessoas do amor – o deliria —, mas a cura não têm 100% de eficácia, então pode ocorrer de as vezes o procedimento não dar certo. Muitas vezes quando o procedimento não dá certo as pessoas podem acabar com danos cerebrais, paralisia parcial, cegueira ou até mesmo algo pior.

Como é o caso da mãe de Lena, que contraiu o deliria e mesmo após ser “curada” três vezes não conseguiu se ver livre da doença e acabou cometendo suicídio, por não conseguir suportar viver sem amor.
Muitas vezes Lena é vista como uma bomba relógio, que a qualquer momento pode explodir, isso porque todos pensam que ela pode acabar tendo o mesmo fim que a mãe, acabar contraindo a doença, que isso pode estar no seu “sangue”.

Portland, que é onde a história se passa, têm todo um sistema, e nesse sistema todas as pessoas são obrigadas a receber a cura, e mesmo após serem curadas as pessoas não podem escolher com quem elas vão casar por exemplo, tudo é organizado pelo governo. Testes são feitos com os adolescentes para saber se corre o risco de a pessoa estar infectada, para assim o procedimento ser adiantado; o teste também serve para ter um perfil da pessoa, para que possam escolher os futuros companheiros dessas pessoas.

É em um desses testes que Lena acabar por conhecer um garoto, que por conta de uma confusão, vacas entram no laboratório com batas e perucas, obviamente todos deduzem que foram os Inválidos, pois a cada dois anos os Inválidos—as pessoas que moram nas Terras Selvagens, a terra não regulamentada que existe entre as cidades e vilas reconhecidas—esgueiram-se dentro de Portland e fazem algum tipo de protesto. E é no meio desse caos que ela vê esse garoto, que mesmo com essa confusão está rindo. Obviamente ela pensa que ele está por trás de tudo isso, que ele pode ser um Inválido, no final das contas, ele pisca para ela, e logo depois o alarme dispara e quando ela nota, o garoto desapareceu. Depois disso os testes são remarcados. Em um belo dia, Lena e sua amiga de infância Hana vão correr juntas, é quando elas (Hana) decide se aventurar e decidir qual vai ser rota, no final das contas elas acabam indo parar perto dos laboratório, é quando Lena vê o garoto que estava no laboratório. Só que aí ela percebe que ele não é um Inválido, já que ele está o uniforme dos guardas, com o ID do governo, e têm a marca do procedimento, ou seja, ele já foi curado; por sinal, o nome dele é Alex. Mas quando Lena diz que o viu no laboratório, ele nega e diz que nunca a viu, sendo que ela tem certeza que ele é o mesmo cara que viu no laboratório.

Quando ela vai perguntar por que ele mentiu, ele não responde a pergunta, apenas diz: o lugar X é bonito a X horas; ele manda uma mensagem pra ela, estava dizendo para encontrá-lo, a questão é: Ela vai ou não se encontrar com o ele?
O governo têm vários livros explicando sobre o sistema, e vários trechos são citados, como esse do “Manual de Segurança, Saúde e Felicidade – Manual SSF”:

“As doenças mais perigosas são aquelas que nos fazem acreditar que estamos bem.”

Em todo começo de capítulo tem uma frase, seja ela do Manual SSF, ou de algum outro livro, por exemplo o livro Vai doer? Perguntas comuns e Respostas sobre o Procedimento, entre outros.
O governo coloca continuamente na cabeça das pessoas que, o único meio da pessoa encontrar a liberdade é através da cura, e só e somente através dela.

O sistema de segurança é bem rígido, as pessoas não tem liberdade, elas não podem até mesmo escutar música, ler livros, os únicos permitidos são os que o governo permite, eles têm um Departamento de Informação Controlada, que basicamente censura tudo! Na maioria das vezes as únicas pessoas que têm acesso a música, filmes e etc são pessoas que tem computadores, e que não são muitas.

Na cidade tem toque de recolher, e nenhuma pessoa que não foi curado pode ficar do lado de fora depois do horário, e para garantir que isso não aconteça têm os reguladores, que basicamente fazem rondas pelos bairros com cassetes, armas e cachorros pra garantir que todos fiquem “seguros”.

“Nós devemos estar constantemente em guarda contra a Doença; a saúde da nossa nação, do nosso povo, das nossas famílias, e das nossas mentes depende da constante vigilância."
— Medidas Básicas de Saúde, Manual da Segurança, Saúde e Felicidade.

Como vocês puderam notar o sistema é bem opressor. A cidade é cercada e nenhuma pessoa pode passar para as Terras Selvagens, que são onde os Inválidos vivem, e têm toda uma polêmica a respeito dos Inválidos, se eles são tão perigosos quanto dizem, como eles vivem – sem a cura no caso –, mas, as pessoas das Terras Selvagens, não veem o amor como uma doença, e eles não acreditam na cura.
Eu amei esse livro, ele é tão eletrizante, você não consegue parar de ler, em nenhum momento foi entediante, a todo momento você pensa que tudo pode dar errado e no final das contas, mesmo depois de muita confusão, acaba dando certo. Preciso do segundo livro, now! <3
*Já tem resenha do segundo livro, para conferir é só clicar aqui.


2 comentários:

  1. Tenho vontade de ler desde que lançou, mas estou evitando novas séries e por isso fui adiando. As distopias estão bem em alta ultimamente por isso fico com medo de ser 'mais do mesmo'

    Nossa você deu 5 estrelas, isso é bem animador.

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  2. Olá:)
    Seeeeempre quis ler esse livro!!! Parece ser muito bom, está na minha lista!!
    Beijinhos
    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo