25 janeiro, 2014

Resenha Dupla: O Futuro de Nós Dois e Orange

Resolvi fazer a resenha de ambos juntas por ambos apresentarem uma história com contextos parecidos, mas são trabalhados de formas diferentes. Em "O Futuro de Nós Dois" é colocado de uma forma mas inocente e em "Orange" é trabalhado colocando assuntos um pouco mais sérios.

Título: O Futuro de Nós Dois
Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler

A história se passa em 1996, uma época na qual poucos alunos do EUA já tinham tido usado a internet. Emma é vizinha de Josh, e eles são amigos há bastante tempo, mas devido à um acontecimento eles têm estado estranho um com outro, e há 6 meses sem falar. Mas um belo dia Josh vai a casa de Emma, que havia ganhado um computador de seu pai, e lhe entrega um CD-ROM, que a mãe dele havia pedido que a entregasse, para que ela instalasse a AOL, para que ela pudesse conectar na internet. Depois de instalar e fazer o seu e-mail, uma página branca aparece e pede que ela coloque seu e-mail e senha, e quando coloca, ela entra no Facebook (sendo que ele só seria inventado alguns anos depois). De repente ela se vê em um perfil de uma pessoa com o mesmo nome, data de nascimento, e muito parecida com ela, só que uma versão mais velha, com um marido, morando em um cidade diferente, e até pensa se não seria ela no futuro. No começo ela pensa que deve ser alguma brincadeira, e até suspeita que Josh tenha o feito, mas ele confessa que não tem nada haver com aquilo. Ambos passam a se questionar se aquilo era realmente verdade, se aquele realmente era um site com postagens deles 15 anos no futuro, e por meio dessas postagens, eles se sentem tentados a mudar ou adiantar coisas que vão acontecer no futuro.

Eu achei esse livro bem leve e divertido, consegui lê-lo bem rápido, os capítulos são intercalados entre a Emma e o Josh, e eu gosto bastante de livros dessa maneira; o desenrolar das coisas aconteceram no tempo certo, não teve muito enrolação, apesar de que em alguns momentos eu tive vontade de dar um tapa na cara da Emma por uma série de motivos hahaha. Achei bastante engraçado a reação que a Emma e o Josh tiveram a respeito do Facebook, de como as pessoas constantemente postam coisas bem pessoais na internet para várias pessoas verem, e que algumas pessoas acabam fazendo do Facebook um "diário" virtual.


Título: Orange
Mangaká: Ichigo Takano

No primeiro dia de aula Naho recebe uma carta de si mesma de dez anos no futuro, a princípio ela resolve ignorar, mas quando o professor vai buscar um aluno transferido ela aproveita para ler a carta, e nela dizia que no futuro tudo que ela tinha era uma série de arrependimentos por não ter feito as decisões certas enquanto podia, e que aquela carta era uma forma de não cometer os mesmos erros, mas obviamente ela pensa que tudo não passa de alguma brincadeira. Na carta são narrados acontecimentos como se fosse uma espécie de diário, e dá instruções do que irá acontecer no decorrer do dia e o que ela deve mudar (as cartas estão ordenadas cronologicamente). E as primeiras coisas que têm escritas na carta sobre o primeiro dia estavam certas, por exemplo o fato dela ter esquecido de programar o alarme e por esse motivo ter se atrasado pela primeira vez na vida; também diz que um aluno transferido irá chegar e sentar ao seu lado, e que o nome dele é Naruse Kakeru. Tudo que é dito na carta acontece, mas ela acaba ignorando algumas instruções dadas, e é claro que irão ter consequências. A história se passa no presente e em alguns momentos são mostrados cenas que aconteceram no futuro antes da carta ser mandada.

A resenha pode ter ficado meio vaga, mas não têm como aprofundar na história sem que eu acabe dizendo algum spoiler. Ao ler a resenha você pode pensar que a história é bem tola, mas esse mangá trata de assuntos sérios, como suicídio, por exemplo. É uma história bem triste, mas que ao mesmo tempo não deixa de ser linda, e mostra que as vezes na vida a gente acaba deixando de fazer certas coisas, mas que acabamos nos arrependendo por não ter o feito, apesar de que não é possível viver sem arrependimentos.
Detalhe: esse mangá ainda está em andamento, ou seja, estou sofrendo, porque estou muito curiosa a respeitos dos próximos volumes! Espero que vocês tenham gostado das resenhas, e até a próxima!



2 comentários:

  1. Desde o lançamento eu sou doida pra ler O Futuro de nós dois. Além de parecer divertidíssimo, eu achei a história bem interessante. E o fato de ter narrativa intercalada entre os personagens me animou mais ainda pra conferir, porque adoro livros com ponto de vista intercalado!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!Estou doida para ler O Futuro de Nos Dois adoro essa coisa tipo futuro,internet,enfim...
    Adorei o blog!Se puder dar uma passadinha no meu http://honeyteaandbooks.blogspot.com.br/ kisses!

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo