01 fevereiro, 2016

Resenha: Prometo Falhar

Título: Prometo Falhar
Autor(a): Pedro Chagas Freitas
Gênero: Drama
Nro Páginas: 400
ISBN: 9788581637495
Editora: Novo Conceito
Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Sinopse: Prometo Falhar é um livro que fala de amor. O amor dos amantes, o amor dos amigos, o amor da mãe pelo filho, do filho pela mãe, pelo pai, o amor que abala, que toca, que arrebata, que emociona, que descobre e encobre, que fere e cura, que prende e liberta. Em crônicas desconcertantes, Pedro convida o leitor a revisitar suas próprias impressões sobre os relacionamentos humanos.
A linguagem fluida, livre, sem amarras, faz querer ler tudo de uma vez e depois ligar para o autor para terminar a conversa . Medo, frustração, inveja, ciúme e todos os sentimentos que nos ensinaram a sufocar são expostos sem pudores. Mergulhe de cabeça numa obra que mostra que é possível sair ileso de tudo, menos do amor. Você escolhe a ordem em que vai ler as crônicas do jovem escritor que tem 21 obras publicadas e é sucesso de vendas em Portugal.
Prometo Falhar foi o livro mais vendido de Portugal em 2014 e chega ao Brasil com mais de 100 mil cópias vendidas na edição portuguesa.




Prometo Falhar é um livro do escritor português, Pedro Chagas Freitas, que faz muito sucesso em Portugal. O livro é composto por uma espécie de "contos" pequenos, sem conexão entre os mesmos.

Os “contos” possuem em médias duas páginas, os menores possuem uma página (frente e verso) e os maiores, quatro páginas. Me surpreendi com o modo de escrita de Pedro Chagas, por ser completamente diferente de tudo que já li, o que de certa forma me incomodou e deixou a leitura um pouco mais lenta.

O autor se mostra bastante irreverente, sem “papas na língua”. Por vezes o texto contém uma linguagem, um pouco xula, a narrativa é curta, mas não necessariamente direta, por vezes os “contos” são narrados por uma descarga de pensamentos, o leitor consegue, literalmente, entrar na mente do autor no decorrer da leitura.

O autor expõe todas as formas de amor e os dois lados da moeda de amar e ser amado. Este é o tipo de livro que deve ser consumido paulatinamente. Ao mesmo tempo que há uma ferocidade na linguagem, o autor também consegue encantar com sua essência poética.

Por ser um tipo de livro que não costumo ler, foi uma leitura bastante na média, mas que não deixou de ser interessante e ter seu mérito. O autor, de certa forma, consegue encantar com seu estilo, apesar de tudo, com seu jeito único e diferente de contar histórias.

Prometo Falhar mostra o amor em todas as suas facetas e formas, e que as vezes, nem tudo são flores. Esse livro nos mostra que as vezes precisamos falhar para conseguir acertar.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo