15 outubro, 2015

Resenha: Beleza Perdida

Título: Beleza Perdida
Autora: Amy Harmon
Editora: Editora Verus
Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.


Fern Taylor é uma adolescente sonhadora e amante incondicional dos livros, mas Fern é muito insegura e pensa que nunca será notada por não ser bonita. Ela passa boa parte de seu tempo cuidando de seu primo e amigo Bailey. Bailey é um garoto que vive em uma cadeira de rodas e perdeu o movimento de metade de seu corpo, porém a sua coragem e sua franqueza é maior do que a maioria das pessoas.

Fern nunca teve muitos amigos e só pode compartilhar o amor que sente por Ambrose Young com seu amigo Bailey. Fern acha que se envolver com Ambrose não passa de um sonho, ele não é pro bico dela. Ambrose é definitivamente o herói do colégio, já não bastava ser o lutador mais promissor da equipe de luta livre da escola, a sua beleza é tão grande quanto sua força.

Quando o trágico atentado de 11 de Setembro acontece tudo muda nas vidas dos formandos do colégio. Ambrose decide se alistar e convence seus inseparáveis amigos a acompanha-lo na Guerra do Iraque. Mas, todas as suas expectativas são destruídas quando um bombardeio atinge Ambrose e seus amigos pouco antes de terminarem sua missão.

A notícia atinge toda a cidade, e Ambrose agora precisa viver com a perda de seus melhores amigos e com as marcas que a tragédia deixou em seu rosto, o transformando em uma pessoa totalmente diferente. A beleza que lhe fora roubada lhe atormenta junto com a culpa e a saudade. A única pessoa que agora pode lhe ajudar a se recuperar é Fern que ainda continua apaixonada por ele mesmo depois de tanto tempo.

Por um momento ao início da leitura eu cheguei a pensar que essa história seria mais uma narrativa "clichézada" sobre amor e beleza. Mas, aos poucos a história foi me conquistando e o livro consegue passar uma mensagem bonita e verdadeira de uma forma bem simples.

O que me incomodou um pouco ao longo da história era o fato de os personagens por vários momentos serem inocentes demais para a idade que tinham. Mas, por um outro lado, essa seria a intenção da autora, para uma história singela nada mais apropriado do que personagens singelos e gentis. Ao contrário do que se pode parecer a grande beleza por trás deste livro é o fato de ser uma história simples com tantos significados por dentro.

A autora consegue usar pequenos fatos que vemos na vida para mostrar que as pessoas são bonitas pra nós a partir do que elas verdadeiramente são e significam para nós, e não por causa de meros detalhes físicos.

"Às vezes, a beleza ou a falta dela se torna um obstáculo para realmente se conhecer uma pessoa."


Toda a delicadeza de "Beleza Perdida" toca o leitor e o convence de que o amor é muito maior do que pensamos e que a aparência física nem chega perto disso.
A história de Bailey, o melhor amigo de Fern, também chama a nossa atenção, e é um dos personagens mais cativantes da história, através dele observamos que as limitações físicas ou a aparência não é um empecilho pra ser um verdadeiro herói, afinal, até os heróis tem as suas fraquezas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo