12 agosto, 2015

Vamos conversar sobre: livros em inglês

Imagem de Allison A.

Há dois anos atrás resolvi que queria começar a ler livros em inglês, mas ainda não me sentia preparada. Sempre tive inglês na escola, nunca fiz curso, mas sempre escutei músicas internacionais, procurava a letra e tradução, e via muitos filmes legendados o que na época ajudou bastante. Mas depois de um tempo surgiu a necessidade de ampliar ainda mais o meu vocabulário através de outras formas.

Quando decidi que queria ampliar meu vocabulário, comecei a acompanhar alguns mangás em inglês e a ver séries com legenda em inglês, e algumas sem legenda. Como já estou bem mais familiarizada com a língua resolvi que já estava na hora de começar a me aventurar nos livros em inglês. Procurei em blogs indicações de livros que tivessem um nível de inglês fácil e acabei por escolher Anna and the French Kiss (publicado aqui no Brasil como Ana e o Beijo Francês, pela editora Novo Conceito).

A autora tem uma escrita bem simples e que flui rapidamente, não tive muitas dificuldades ao longo da leitura. Claro que vez ou outra aparecia alguma palavra que não sabia o significado, mas procurava entender pelo contexto, não me prendi muito ao dicionário, apesar de usá-lo esporadicamente durante a leitura. Gostei muito da minha primeira experiência lendo um livro em outra língua e pretendo continuar. Se você quiser saber mais sobre o livro, a Julie fez a resenha dele aqui.

Caso você também esteja querendo começar a ler livros em inglês, tente ir indo por níveis. Por exemplo, primeiro tentei ler mangás, como eles possuem diálogos mais curtos, não foi tão difícil, você também pode ler hq's em inglês se preferir.
Depois comecei a ver séries com legenda em inglês, no começo pode até ser difícil, mas se não entender, volte, leia novamente, procure a palavra que você não sabe no dicionário ou tente entender pelo contexto. Se uma palavra nova aparece com muita frequência, anote e tente fixar o significado. E caso você ache que já está preparado, não tenha medo, se jogue! Assistir novamente uma série que você gosta pode facilitar.
Nesse meio tempo também comecei a ver vídeos de youtubers gringos, no começo pode ser difícil por alguns deles falarem muito rápido, mas com o tempo acostumei, a questão é não desistir.

Sobre a minha edição, comprei Paperback, a capa me incomodou um pouco, não é tão mole, mas não se compara as capas brasileiras, que são bem melhores. Mas, as folhas são muito boas, um pouco mais grossas e bege, as letras tinham um tamanho ótimo e a diagramação também me agradou. Quando forem comprar, fiquem atentos aos formatos, como hardcover, Paperback, etc (se vocês quiserem posso fazer um post falando só sobre isso, basta colocar nos comentários).

Não me deixem de me contar qual foi a primeira leitura de vocês em inglês e como foi a experiência, adoraria saber. Também gostaria de saber se vocês gostariam que eu abordasse mais sobre os livros em inglês que vou ler.


1 comentários:

  1. Olá Gabi!

    Amei seu post e ainda não li um livro em inglês. Talvez venha tentar no ano que vem. Adorei sua ideia de fazer um post sobre os formatos, nem todo mundo (como eu) sabe a diferença.

    Bjoss
    Kelen Vasconcelos
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo