02 setembro, 2015

No mundo dos Quadrinhos: Top 5 Hq’s

Meu amor por HQs (histórias em quadrinhos) veio desde a infância, mas naquela época meu contato era extremamente raso por dois motivos. Primeiro, os gêneros que me interessavam eram todos de super heróis e por esse tipo de literatura ser taxada como na época (e até hoje temos disso, infelizmente!) masculina, raramente meus pais me deixavam comprar as revistas. Segundo, porque moro em uma cidade muito mal suprida de artigos de cultura pop e na época internet era artigo de luxo, então o acesso era dificílimo. Então, meu acervo de HQ’s lidas não é muito extenso (ainda!), mas é o suficiente para eu citar aqui algumas das minhas preferidas e, quem sabe, empolgar alguém a começar um caminho por esse tipo de literatura. Vamos ao meu Top 5! (Só lembrando que a seleção é por favoritismo pessoal!!)


5- Guardiões da Galáxia (Marvel)
Esta é a resvista que deu origem ao filme homonimo de 2014. Existe mais de uma formação da equipe de super heróis Guardiões da Galáxica, mas eu só li as HQ’s da formação mais recente que conta com Peter Quil na liderança, a poderosa (e diva!) Gamora, o austero Drax, o gênio e psicopata Rocket e o adorável e poderoso Groot. Essa é uma das minhas preferidas por dois grandes motivos. Os personagens são realmente incríveis, muito bem construídos e caracterizados, embora sejam cinco protagonistas, todos se destacam muito bem, além de todas as revistas serem muito bem humoradas e divertidas. Outro ponto importante é que logo no primeiro número da HQ aparece um dos meus personagens preferido do Universo Marvel: Tony Stark (Homem de Ferro). E não para por aí. Ao desenrolar da história muitos outros personagens muito conhecidos do mundo Marvel aparecem levando momentos incríveis de conflito, muita ação e comicidade. Para quem é fã da Marvel, ler algumas HQ’s ou todas, ou só assistiu os filmes, a leitura do Guardião das Galáxias está super recomendada e se você viu só o filme dos guardiões e acha que é o suficiente, infelizmente tenho que dizer que o filme não foi fiel nem mesmo na essência da história original.


4- Arawn (French)
Arawn foi meu primeiro contato com HQ europeia e o estilo me deixou encantada e apaixonada. Quem nunca leu HQ ou nunca leu as europeias devo dizer que vale muito a pena! Tem histórias muito maduras, míticas, fortes, resumindo, tem para todo gosto. Mas Arawn, em especial, é uma daquelas histórias em que o protagonista é ao mesmo tempo o mocinho e o vilão. Os personagens, inclusive o próprio Arawn, são muito humanizados na questão do caráter e da personalidade, é impossível conseguir definir se um personagem é bom ou mau, ele é apenas humano e isso é algo que valorizo muito em qualquer literatura. A HQ, em si, vai contar a história do “nascimento” de um deus, Arawn, que é basicamente o deus do caos, um deus que realmente existiu na mitologia Celta. E apesar de ser mitológica, a história se desenvolve com veracidade e maturidade, com cenas fortes e até pude perceber uma referência a Shakespeare que me deixou de queixo caído. Quem gosta histórias no estilo Crônicas de Gelo e Fogo (George R.R. Martin), vai se divertir muito lendo Arawn.


3- Kick-Ass (Marvel)
Kick-Ass também ganhou adaptação cinematográfica recentemente com o ator Aaron Johnson como protagonista e só depois que assisti ao filme descobri que existiam as HQ’s. Eu gostei muito do filme, mas sei que ele não agradou muita gente, então se você não gostou do filme provavelmente não gostará das revistas. Para quem nunca ouviu falar, Kick-Ass conta a história do adolescente Dave Lizewski, um fã de histórias em quadrinhos, especialmente dos títulos da Marvel, que sempre sonhou em ser um super herói. Então um dia ele tem a nada brilhante ideia de se tornar um super herói da vida real, veste uma fantasia ridícula e sai as ruas para garantir a segurança pública. A experiência é desastroza, afinal Dave é só um garoto nerd, magro e fraco sem nenhuma habilidade de luta ou equipamento de combate válido. Mas ele não desiste e acaba por adotar o codinome de Kick-Ass (o chutador de bundas, em tradução livre). Em geral, é uma leitura para te fazer rir, mas o humor predominante é mórbido e violento. Admito que as vezes o excesso de imagens violentas me incomodou, algumas coisas pareceram desnecessárias, mas também existem conflitos na história que vai além só da exposição da violência e que deram a história um quê de profundidade. Gostei muito de como o crescimento e amadurecimento do Dave se deu durante a história, ele comete erros e aprende com os erros, ele sofre as consequências de seus atos de uma forma muito sentida e sofrida. Existem dramas familiares, alguns focos de romance e sexualidade, e principalmente a questão do heroísmo em uma sociedade tomada pela criminalidade. Se eu me extender mais defendendo Kick-Ass vou acabar tendo que fazer um post só para falar disso porque realmente sou apaixonada por esta HQ.


2- V de Vingança (Vertigo)
Só tenho uma coisa para dizer sobre V de Vingança: Sensacional! A HQ está dividida em 3 tomos unidos em um único livro, então rapidamente dar para concluir a leitura. E a leitura me deixou esbaforida, as falas são muito inteligentes e muito bem elaboradas, todas as cenas parecem ser muito bem pensadas e as imagens são muito bem compostas. Essa é uma HQ com temática política e social, o tipo de tema que eu adoro, com um personagem extremamente enigmático e complexo, o V. Se eu falar mais do que isso vou acabar soltando spoilers fortíssimos e eu acho que todo mundo deveria ler V de Vingança com uma certa ingenuidade, porque é uma literatura que causa impacto no leitor e quanto menos você souber mais gostosa vai ser leitura e vai ficar muito mais envolvido. Essa é com certeza a HQ que eu mais recomendo! Se você não gosta de HQ, tenta abrir uma exceção e ler V de Vingança.



1- O Espantoso Homem-Aranha (Marvel)
O título brasileiro é um tanto esquisito, pelo menos para mim, que sempre pensei que fosse Espetacular (como no desenho) e não Espantoso. Mas é a primeira série de HQ’s do Homem Aranha, a antigona mesmo! E como esse post deixa claro, eu sou Team Marvel (embora também goste da DC) e foi a partir do Cabeça de Teia que mergulhei no Universo Marvel. O Homem Aranha é meu super herói preferido e a história dele eu acho que todo mundo conhece. Peter Parker acidentalmente ganha os poderes de uma aranha que acaba se transformando no super herói da vizinhaça, mas como ele deixa de ser o garoto gênio e solitário para ser um herói de fato, com todos os valores e responsabilidade? Na HQ mostra um Peter Parker inicialmente muito egocêntrico, ajudar as pessoas não é algo que ele faz por heroismo, mas por benefício próprio, seja para não ficar com a consciência pesada seja para ganhar dinheiro e fama. Só depois de algum tempo o Herói de verdade vai aparecer, enfrentando diversos vilões, com vários problemas pessoais e alguns interesses amorosos. A HQ é bem antiga e por isso visualmente pode não ser muito interessante, mas a leitura é ótima, o Peter é um personagem muito complexo nas HQ’s, com uma personalidade marcante e muito duvidosa, diferente do que o cinema tem mostrado. Tem momentos que você vai torcer pelo Peter, outros que você não vai torcer tanto porque ele consegue ser bem nojentinho as vezes, mas também vai ter momentos de profunda carga emocional e você vai sofrer e enlouquecer junto com Peter. No entanto, como tudo na Marvel, também existe em O Espantoso Homem-Aranha um grande viés cômico, afinal Peter é um jovem bem-humorado e extremamente sarcástico. Essa HQ resumi o que foi minha infância e eu não li ela na infância, comecei a ler na adolescência e sou uma quase-adulta que lê Homem Aranha e adora, então está recomendadíssimo.

Se você já leu algum desses títulos por favor comente aqui suas impressões, principalmente se não gostou! Adoro entrar em contato com opiniões diferentes das minhas, ver o que você percebeu que eu não percebi ou o que te incomodou. E quem se interessou por algum desses títulos, boa leitura! Espero que goste e volte aqui para comentar mais!

1 comentários:

  1. Olá!
    Das HQs só li Guardiões da Galaxia, preciso ler V de Vingança, alias. preciso ler mais hqs hahah.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo