22 julho, 2015

Resenha: A Lista - Cecelia Ahern


Título: A Lista
Autora: Cecelia Ahern
Gênero: Drama
Nro Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Sinopse: Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles
que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e  compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.



“ Cada um de nós tem uma história para contar. ”

No novo livro de Cecelia Ahern acompanhamos a história da jornalista Katherine Logan – Kitty, que está com a carreira arruinada devido a uma matéria que publicou e as consequências da mesma.
No meio ao caos que se encontrava sua vida profissional e pessoal, sua editora-chefe e amiga Constance se encontrava com câncer. Porém, antes de morrer deixa uma misteriosa matéria nas mãos de Kitty, matéria esta que sempre quis publicar, mas nunca o fez. Constance deixa uma lista com o nome de cem pessoas, porém morre antes de poder explicar a Katherine do que se tratava a matéria.

“ As pessoas que não se consideram interessantes normalmente são as mais interessantes.  

Devido a morte de sua amiga e editora chefe da revista, a nova direção da revista Etcetera resolve publicar uma edição especial em homenagem à Constance, e no meio disso Kitty se vê tendo que desvendar do que se trata a matéria e qual a relação entre os nomes, para assim poder salvar seu emprego na revista, poder reconstruir sua reputação tanto pessoal, quanto profissional e claro, realizar o desejo de sua amiga.

Porém essa busca não será nada fácil, e as consequências de sua matéria publicada anteriormente podem persegui-la no decorrer do livro, fazendo com que seus amigos se distanciem, que muitas pessoas desconhecidas a odeiem pela matéria que Kitty fez.

“A Lista” possui drama e suspense na medida certa, com um leve toque de humor descontraído. O livro prende do começo ao fim, quando você menos percebe está tão intrigado e curioso quanto Kitty para descobrir do que se trata a misteriosa matéria que Constance havia deixado em suas mãos.

O livro consegue intrigar o leitor no decorrer do livro e ao mesmo tempo surpreender nas últimas páginas com a história. Foi maravilhoso poder acompanhar a história de Katherine e poder notar o amadurecimento tanto pessoal quanto profissional da personagem, e é claro, descobrir do que tratava a misteriosa matéria deixada em suas mãos.

Cecelia Ahern consegue mostrar que nem toda história precisa ter uma peculiaridade para ser interessante, mas que cada pessoa possui uma história e apesar de acharmos por muitas vezes desinteressantes, elas podem ser incríveis no ponto de vista de outra pessoa.

Um dos fatos que me incomodaram um pouco foi 1) a história amorosa de Kitty me pareceu um pouco forçada, até mesmo muito acelerada e um tanto desnecessária, mas lembrando que o romance é apenas um pano de fundo da história, 2) o livro poderia ter sido menos extenso, mas ainda sim o livro conseguiu me satisfazer bastante. Este foi o primeiro livro que li da autora, só havia visto as adaptações de seus livros, mas me surpreendi e me apaixonei pela escrita de Cecelia Ahern, ela conseguiu criar uma história simples, mas simplesmente encantadora.


E se vocês já leram "A Lista" ou outro livro de Cecelia Ahern, não deixe de comentar o que achou. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo