30 maio, 2015

Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Título: A Mais Pura Verdade
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Obs: Este livro foi cedido em parceria com a Editora para resenha.

Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Há alguns meses atrás a editora Novo Conceito nos enviou uma prévia de "A Mais Pura Verdade" na qual vocês podem conferir minhas primeiras impressões sobre o começo do livro aqui, agora venho lhes dizer minha opinião após terminar de lê-lo na íntegra.

O livro irá contar a história de Mark, um garotinho de 12 anos que resolve realizar seu sonho: escalar uma montanha, acompanhado de seu cachorro Beau, seu caderno, máquina fotográfica e rémédios, ele resolve seguir essa aventura; uma na qual não planeja voltar.

No começo ficamos no escuro, não sabemos o porquê da súbita decisão e determinação de Mark em escalar o Monte Rainie, mas por ele carregar remédios já suspeitei que o livro seria um sick-lit. Depois de lutar por anos contra o câncer e até tê-lo vencido, a volta da doença desperta a ira de Mark, isso faz com que ele decida que nada, nem mesmo o câncer vai lhe impedir de realizar seu sonho. A única pessoa que sabe desse sonho é sua melhor amiga, Jesse; por seus pais serem super protetores ele nunca os contou, pois sabia que nunca o deixariam realizá-lo, por isso, ele decide fugir.

A narrativa é dividida por duas perspectivas, a maior parte é narrada pelo ponto de vista de Mark, mas ao final de cada capítulo podemos ver em terceira pessoa a perspectiva das pessoas que ele deixou para trás, seus pais e sua melhor amiga, Jesse, e como está ocorrendo a operação de busca por Mark.

Ao longo da história podemos conhecer cada vez mais Mark, sua personalidade, que chega a se tornar irritante em alguns momentos, sua relação com as pessoas que encontra no decorrer de sua aventura e sua jornada. Logo no começo podemos ver que essa aventura não vai ser nenhum pouco fácil e que muitos obstáculos irão aparecer no decorrer da história, mas isso não impede o protagonista de seguir em frente e lutar para realizar seu sonho.

Algumas coisas me incomodaram no livro em relação a narrativa e construção do personagem. Muitas das vezes a história chegou a me parecer um tanto surreal pela idade de Mark, mas sua personalidade e atitude também não pareciam como de uma criança de 12 anos. Outro ponto que me incomodou foi o fato de o autor usar frequentemente a frase que nomeia o livro; no começo achei bem interessante, mas ele acaba usando com tanta frequência que acaba por se tornar saturado. Fora isso, achei que o livro possui uma narrativa bem leve, sensível e que flui rapidamente, vale ressaltar que este é o primeiro livro de Dan Gemeinhart.

Em suma, achei o livro bem agradável e por um momento achei que não me emocionaria com a história de Mark, mas estava errada. A história me surpreendeu por me fazer repensar e refletir sobre algumas atitudes que temos diariamente, nossas reclamações e até mesmo ingratidão, ao fato de boa parte das vezes não nos importarmos com as pessoas ao nosso redor, e não percebermos que sempre teremos pessoas que irão nos apoiar e trilhar uma história junto conosco. Adorei o final do livro por ter uma dualidade de interpretações, recomendo bastante a leitura!

Se você já leu, não deixe de nos dizer nos comentários o que achou.

1 comentários:

  1. Eu ainda não li mas estou MORRENDO de vontade. A cada resenha que eu leio, fico com mais vontade. Gosto de livros que nos fazem pensar e apresentam personagens que nos surpreendem =)

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo