29 dezembro, 2014

Vamos conversar sobre: Zoella e a polêmica sobre ghostwriters.


Zoe Sugg, ou Zoella como ficou conhecida, é uma famosa vlogueira com mais de 6.000.000 inscritos que recentemente teve um livro ( seu primeiro) publicado pela Editora Penguin. Embora tenha causado estranhamento o fato de “Girl Online” ter sido publicado 4 meses depois da divulgação do inicio sua criação o livro foi um sucesso de vendas, sendo o livro mais vendido do ano.

Uma semana depois, e após várias especulações dos fãs, a editora Penguin anunciou que a história do Best-seller instantâneo, Girl Online, foi escrito por uma ghostwriter com base nas idéas de Zoella. A notícia repercutiu entre os fãs (e fora deles) e gerou uma polêmica sobre o assunto.

Mas, afinal, o que é um Ghostwriter?
Ghostwriter ( na tradução literal, escritor fantasma) é uma expressão inglesa usada para designar profissional contratado para prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não tem tempo ou a habilidade para escrever.
Os Ghostwriter, como o nome já caracteriza, trabalham silenciosamente, recebem sua devida remuneração e depois “somem” mantendo inviolável p segredo de sua participação naquela obra.
Embora não seja um trabalho popular ou muito conhecido no Brasil, é bastante comum encontrarmos obras famosas escritas por ghostwriter lá fora. Hilary Duff, por exemplo, escreveu seus três livros com a ajuda de uma ghostwriter.

O que menos gostei nessa história da Zoella, nessa história toda de ghostwriters, foi a editora não ter dado os devidos créditos para a real escritora (Ok, ela recebe uma porcentagem sobre os lucros das vendas do livro e, provavelmente, ela assinou um contrato aceitando a assinatura da Zoella como autora) e somente ter divulgado que o livro foi escrito por uma ghostwriter apenas depois do sucesso de venda e pelas especulações que vinham sendo feitas. 

Tenho que concordar que, dar créditos a uma youtuber famosa que tem uma quantidade de seguidores tão significativa, foi uma jogada de marketing inteligente.

Como formadores de opiniões, principalmente nos dias de hoje onde a internet está em alta e as pessoas se identificam fortemente com uma "celebridade caseira" com a qual compartilham gostos específicos, os vlogueiros e blogueiros são excelentes meios para a venda de produtos. Fazem, por vezes de maneira mais eficaz, o que era papel apenas da televisão e do cinema.

Mas e quando esse uso de "celebridades caseiras" beira a falta de ética e moral na tentativa de lucro? Na minha opinião, o que a editora, Zoella e a ghostwriter (sim, pois ambas também compactuaram) fizeram foi, evidentemente, manipulador.

Mesmo que a história tenha sido idealizada pela Zoella, o justo (não só para a ghostwriter, mas também para os fãs que esperavam algo realmente feito pela youtuber) seria informar em algum lugar no livro que ela não escreveu especificamente mas deu todas as orientações e direções para a criação do livro. Criar uma história boa, mesmo que seja imposta as direções que a mesma deva seguir, é algo trabalhoso, ardiloso e requer muito tempo em concentração, escrever (creio eu) é expor um pouco da nossa alma, mesmo que a história não seja nossa de fato, tem nossa essência ali; entende? Não há como escrever e ser totalmente mecânico e distante, simplesmente não existe a imparcialidade total. mesmo que o enredo não seja oriundo da mesma cabeça da qual as palavras saíram.

A intenção era chamar a atenção para uma obra que tinha a participação de Zoella? Então deveria ter sido feita a divulgação em torno dela (porque, é claro, o marketing é essencial) mas ser informada também a coexistência da ghostwriter. O trabalho dela não deveria apenas ser pago, escrever é uma arte e requer muito mais do coração do que do monetário.

Mas é claro, está é somente a minha opinião.





1 comentários:

  1. Eu não conheci esse termo até ler ele no seu post, mas já sabia a existência desses profissionais (posso qualificar isso como uma profissão?). O que eu me pergunto principalmente é porque tais pessoas não se dedicam como escritor e divulga seu próprio nome.

    Adoro os vídeos da Zoella, mas não acho que ela deve ter talento para escrever. Isso foi definitivamente uma jogada de marketing da editora para lucrar.

    Beijos,
    Carol.
    cappuccinowithlove.blogspot.com

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