22 dezembro, 2014

Vamos conversar sobre: Como a internet afetou as nossas leituras


Lembra que há anos atrás se você quisesse saber mais sobre um livro teria que perguntar para algum amigo que já tinha lido? Naquele tempo era um pouco difícil achar blogs expondo suas opiniões sobre livros, hq's ou até mesmo mangás.

De certa forma acho que naquela época era um pouco mais divertido, já que você lia algo sem saber praticamente nada sobre. E o melhor, não líamos algum spoiler sem querer pela internet.

Hoje em dia existe um gama enorme de pessoas, de diferentes personalidades e gostos expondo suas opiniões sobre determinado livro/hq/mangá. Se formos parar para pensar quantas vezes compramos/lemos um livro porque vimos uma booktuber ou blogueira falando super bem dele, veríamos que isso aconteceu algumas vezes. Ou até mesmo quando alguém na internet falou super mal de um determinado livro e você acabou não comprando/lendo o mesmo.
Às vezes não nos damos conta de como a internet afetou a nossa leitura no decorrer dos anos. Mas se você pensar mais sobre, você acaba percebendo o quanto a literatura está evoluindo por causa da internet. Muitas pessoas que não tinham acesso a literatura, hoje tem por causa da internet, nunca foi tão fácil ter contato com a literatura, como é nos dias de hoje. E pensar que há séculos atrás pouquíssimas pessoas tinha de fato acesso a literatura;  quando a maior parte das pessoas não sabiam ler.

Antes você precisaria ir há uma livraria para poder comprar um livro, ou ir a uma biblioteca; agora você pode ler um livro no computador, tablet, e-reader ou celular. Não é como se livros físicos fossem deixar de existir ou serem substituídos por conta disso, isso apenas facilitou a vida de várias pessoas. Mas hoje você pode comentar com várias pessoas, de qualquer lugar; pode ler a opinião de várias pessoas, no skoob por exemplo.

Porém, eu cheguei a um impasse: será que a internet acaba atrapalhando e influenciando nossas leituras? Sabemos que muitas pessoas estão passando mais tempo navegando na internet, ao invés de estar, por exemplo, lendo um livro. Eu particularmente não acho que a internet está atrapalhando e sim contribuindo com a formação de vários leitores. A comunidade literária está crescendo cada vez mais e de certa forma está influenciando as pessoas a lerem cada vez mais, o que na minha opinião é algo bom. 

Esse é um tema bem abrangente e achei que seria bem legal discutir um pouco com vocês, me digam se gostaram desse tipo de post. 
Agora me respondam: Como a internet afetou suas leituras, positivamente ou negativamente? O uso contínuo da internet reduziu a leitura das pessoas, ou a quantidade de pessoas discutindo leituras na internet influenciou outras pessoas a lerem?

3 comentários:

  1. Eu sou dessas que acredita que a internet ajudou MUITO a alavancar a leitura de muita gente, inclusive a minha. Eu leio muito mais ebooks do que livros físico e graças à essa disponibilidade de livros na internet, leio com muito mais frequência e muito mais livros do que antes. Antes eu ia até a biblioteca e pegava os livros e renovava dependendo e tals, depois que o acesso ficou mais fácil nunca mais sequer pisei lá, mas sei que tem títulos bem atuais e modernos por lá.

    Claro que depois que comprei o Kobo isso ajudou muito, mas se não fosse pela internet minha leitura não seria a mesma, pego muitas dicas na internet, mas não deixo de ler um livro porque fulano falou mal ou não gostou. Eu vou ler justamente para saber o motivo da pessoa não ter gostado.

    Entretanto, devo ressaltar que às vezes passo tempo desnecessário na internert (vendo vídeos, blogs, facebook) e acabo deixando algumas coisas de lado, como leitura/assistir filmes ou apenas passar o tempo morgando. Mas no geral, acredito que a internet existe para ajudar e para incentivar a leitura! (desculpe o texto enorme, empolguei)
    Beijos ♥ Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, tudo bem?

    O tema é quase um dilema hahha Mas compartilho a opinião de que a internet mais ajuda do que atrapalha. Não é por que sempre estou on que eu nunca me canso e vou ler um livro, né? Eu mesma já levei amigos próximos a começarem a nutrir o amor pela literatura, vi isso com meus olhos: Uma pessoa que tinha "alergia" a livros, comprando mais de 30 por mês por causa da minha influência. Não tem coisa mais gratificante que isso!
    Pra mim, ela ajuda e muito.

    Beijos
    http://www.carolice.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu post, concordo com sua opinião, também não acho que a internet atrapalhe as leituras...
    Comecei a me apaixonar por esse mundo depois de conhecer alguns livros que amei e fui lendo cada vez mais conforme fui descobrindo blogs/canais que falassem sobre o assunto!
    Sem contar que descobri muitos livros maravilhosos graças a internet, o que é maravilhoso <3

    Acredito que a internet possa afastar algumas pessoas dos livros, sim...
    Mas acho que só pela união entre pessoas que possuem o mesmo gosto, já vale! Sem contar o que eu já disse: pessoas que gostam de ler acabam influenciando outras a lerem também, por meio da internet, o que é maravilhoso! :D

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo