14 outubro, 2014

Então, eu ganhei um lev!




Apesar de preferir o livro físico (e todas as sensações gostosas de sentir o cheiro, o peso e a possibilidade de fazer anotações a mão), utilizo mais os livros em formato digital devido a minha rotina sem-tempo-para-nada e a praticidade que esse tipo de leitura pode oferecer.

Sendo assim, desde o inicio do ano resolvi que iria comprar um e-reader que melhor atendesse minhas especificidades. Como não entedia muita coisa sobre como esses tipo de aparelho funcionava e quais eram as opções de mercado comecei a pesquisar sobre o tema.

Foi assim que conheci o Kindle (da Amazon), Kobo (Livraria Cultura) e variações. Eu estava quase certa que compraria o Kobo Glo ( que tem o preço mais acessível que o Aura HD) mas ainda não estava bastante satisfeita com a escolha. 

No inicio de Agosto descobri que a Saraiva estava investindo no mercado de e-readers (que , infelizmente, é tão pouco explorado no pais) e lançou o seu Leitor Digital Lev.  E, após descobrir que ele tinha o melhor suporte para ler em PDF, decidi que compraria ele! O que eu não sabia era que teria um tão cedo, no inicio desse mês fiz aniversario e acabei ganhado o Lev dos meus pais ( ♥ ).

O Lev pode ler ePub, PDF, HTML, TXT, FB2, jpg, png, GIF, BMP, ico, TIF e PSD que podem ser transferidos para o aparelho via cabo USB. O Lev terá um acervo digital com mais de 30 mil títulos em língua portuguesa e 450 mil em língua estrangeira. O Aparelho já vem com 10 títulos selecionados instalados e, ao se cadastrar no site da livraria saraiva, o usuário pode ganhar mais 4.
Até o momento, estou adorando o aparelho. Como o próprio nome já informa, o “lev” realmente é leve (190 gramas), ligeiramente maior que um lápis e com o meio mais “gordinho” para evitar que escorregue da mão. Seguindo o padrão, o e-reader  usa a tecnologia E-Ink que deixa a tela com uma aparência muito própria ao papel real. 

Você pode encontrar mais informações técnicas e quadro comparativo no Vida sem papel.



Para salvar um arquivo no seu Lev basta conectá-lo ao computador, copiar o material (em um dos formatos especificados a cima) e colar na pasta indicada! Simples assim. Tem a praticidade de um pen drive e o charme de um tablet.


Mas, como nem tudo são flores, a algumas coisas no meu leitor digital que me incomodaram. O primeiro foi que acabei ganhando a versão mais simples (sem a luz led embutida) por, o mesmo, estar esgotado no estoque da loja. Não é a versão que indico para quem (assim como eu) adora ler de noite com o ambiente em total escuro. Sem a luz embutida você não consegue ler nada no escuro.

O touch screen me incomodou um pouco também, por ser um pouco vagaroso. Mas estou utilizando em comparação o meu celular android então creio que em relação aos outros e-readers não tem tanta diferença (segundo as resenhas que já vi).

O Lev já vem com um dicionário da língua portuguesa embutido mas, até onde eu sei, não dá para colocar outros dicionários tanto em português como em outras línguas. O que me deixou um pouco chateada.

No mais, estou muito contente com o presente e já li quatro livros nele. Vocês tem algum e-reader? Nos conte um pouco sobre suas experiências com eles!














8 comentários:

  1. Antes da Bienal de SP desse ano eu nunca tinha pegue num e-reader e era meio receosa em relaçao a eles, então lá eu conheci o Lev e o Kindle e posso dizer que gostei bastante.
    Vou ganhar de Natal um e-reader, pois, infelizmente, não tenho espaço algum para guardar livros e acabo doando muitos bastante e quando quero rele-los, tenho que baixar em pdf para não comprar novamente. Escolhi o Lev com pelo o preço dos livros na Saraiva compensarem em relação a Cultura, mas realmente achei lento o touch (costume de quem tem bom smartphone), entretanto, você pode ter os livros da faculdade no Lev, o que é um ponto positivo, na minha opinião.

    ps: quais os livros que vieram no lev?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi carol,

      O principal motivo que me levou a ter interesse em comprar um e-reader foi a praticidade (e o preço dos livros que aqui no Brasil, infelizmente, tem um preço salgado em comparado a outros países). Pretendo ler no Lev e comprar (o físico) apenas aqueles livros que mais me identifiquei e gostei.

      O principal motivo, além do preço, que me levou a querer um Lev foi ele ser muito prático para ler PDF. Por que creio que isso vai me ajudar muito com os artigos da universidade.

      Os livros que vem no Lev foram: A cidade e as serras (Eça de Queirós), Álguem especial, Fábulas (Paulo Coelho); Heróis, Deuses e Monstros da mitologia grega (Bernard Evslin); Memórias de um sargente de milícias ( Manuel Antônio de Almeida), Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Nocaute (Hack London), O Cortiço (Aluísio Azevedo), Pássaros na Boca - contos selecionados (Samantha Schweblin), Resenha Esportiva (Nelson Motta).

      Beijos :)

      Excluir
  2. Não conheço muito do Lev, nunca peguei pra fuxicar. Mas tenho um Kindle que amo mais que quase tudo no mundo <3 Meu xodó

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não gosto de e-readers, então quando soube do lançamento do Lev nem me interessei '-'
    Beijos!
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Julie, tudo bem?

    Eu não suporto ler e-books D: E olha que já tentei tanto no computador, quanto no celular e no Kobo. Eu não consigo hahaha Mas achei super válida essa ideia da Saraiva em lançar os Lev's. Super te admiro por conseguir ler nessas coisinhas sem folhas :P

    Beijocas
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha Julie, eu tenho o KOBO mas acho o máximo a comodidade é demais, mas ainda prefiro os físicos ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Essa ideia de leitores de livros digitais não me conquistou. Prefiro mil vezes o folear das folhas o peso que o livro faz quando se carrega ele na bolsa. Assim como pode olhar para a estante e ficar pensando qual será sua próxima leitura.

    Profano Feminino

    ResponderExcluir
  7. Oi, Julie! Tudo bem?

    Eu tenho um Kindle Paperwhite. Sou apaixonada por ele e ultimamente só tenho lido livros digitais: a) pela praticidade e, b) pelos preços baixos.

    Recomendo muito! É super rápido, não trava de jeito nenhum, tem dicionário em várias línguas, faz pesquisa na wikipedia, tem luz embutida e tela de touch (esses dois últimos atrativos penas no Kindle Paperwhite).

    Espero que o seu Lev te faça tão feliz quanto o meu Kindle! =)

    Beijão!

    Juliana
    http://fofocasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo