27 setembro, 2014

Três Filmes sobre vampiros que você deve assistir

Ao contrário do que a explosão sensacionalista ao redor do tema dos últimos anos pode deixar a entender, os vampiros já vem aterrorizando e enriquecendo as telonas há mais de 100 anos.  

E foi baseado nesse catálogo enorme de filmes do gênero disponíveis, que decidi trazer três produções que me encantaram e que com certeza devem ser vistos, ao menos, uma vez.

Todos os filmes citados abaixo são recomendados para maiores de 16 anos.

 1. Entrevista com o vampiro

Ao indicar filmes sobre o tema, não tem como deixar de lado o filme sobre as criaturas da noite que mais me encantou até hoje.

“São Francisco, anos 1990. Um jornalista entrevista um jovem que afirma ser vampiro, narrando suas experiências dos últimos 200 anos. Em flash-back, conhecemos Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto, e a vontade de viver. Com a ajuda de uma criatura da noite, Lestat de Lioncourt (Tom Cruise), ele se torna um vampiro e precisa aprender uma nova forma de vida.”
Fonte

Baseado no livro da talentosíssima Anne Rice, dirigido por Neil Jordan e tendo no elenco Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Kirsten Dunst e Stephen Rea não tinha como esse filme não ser, no mínimo, interessante. 

De inicio nos é apresentado o protagonista Louis, transformado em uma criatura da noite há mais de 200 anos, que cansado de toda a sua vida até então, decide contar sua historio a um repórter.

Começa assim, de fato, a história do filme. Somos transportados para o século XVIII, onde conhecemos o enigmático vampiro lestat cujo a visão sobre o mundo contrasta violentamente com a humanista de Louis. De certo modo, Lestat e Louis se completam quando refreiam a natureza e o estilo de vida antagônica que cada qual pretendia manter. Mas esse equilíbrio é desmanchado quando Loius conhece a pequena órfã Cláudia, que acaba mordendo.



Lestat transforma Claúdia e esta passa a ser criada como filha de Loius, Com o tempo, Claúdia se torna uma adulta presa ao corpo de uma angelical criança, mimada, egoísta e perversa , passa a ser a responsável pelas mortes e atos de traição cometidos por Luis que, por preservar sua natureza humana,  remoe e se martirizar profundamente.


Quem vai cuidar de mim, meu amor, meu anjo negro, quando você se for?

Com uma paisagem sombria e misteriosa, um elenco talentosíssimo e uma história fenomenal, “entrevista com o vampiro” é um filme para se guardar entre os favoritos e deixar sempre a disposição para se rever outras diversas vezes.



2. Deixe-me entrar
 “Owen (Kodi Smit-McPhee) é um garoto solitário, que vive com a mãe e é sempre provocado pelos valentões da escola. Um dia ele conhece, perto de sua casa, Abby (Chloe Moretz). Sempre nas sombras, ela aos poucos de aproxima de Owen e logo se tornam amigos. Só que Abby possui um segredo: ela é muito mais velha que sua aparência indica e necessita de sangue para sobreviver. Para consegui-lo, seu acompanhante (Richard Jenkins) realiza assassinatos na surdina, de forma a retirar o sangue das vítimas e levá-lo para Abby.” - Fonte


Refilmagem de “Deixe ela entrar” e dirigido por Matt Reeves, tendo no elenco Kodi Smit-McPhee, Chloë Grace Moretz, Richard Jenkins. Owen, 12 anos, é um menino solitários, que sofre bullying na escola e é negligenciado pelos pais. Passa o seus dias entre fantasiar modos de se vingar dos valentões que o atormentam e vigiar a vida dos seus vizinhos. É assim,espionando, que ele conhece a solitária que intrigante Abby e seu silencioso guardião.


Owen começa a se interessar cada vez mais pela garota e quanto mais ele vai conhecendo-a e observando a relação da garota, que sempre anda descalça e não parece se incomodar com o frio, como o seu guardião mais ele percebe que há algo estranho. Abby é diferente e, talvez, perigosa.


3. Byzantium
“Clara (Gemma Arterton) e Eleanor (Saorsie Ronan) são duas imortais em fuga, cruzando os séculos à frente de seus perseguidores. Não fica claro no início do que elas estão fugindo, mas não demora para que entendamos que, seja o que for, é letal. Jordan não segue as regras estabelecidas do gênero. Seus vampiros (que são chamados "Sucrientes"), não têm caninos pontudos, poderes hipnóticos ou fragilidade ao Sol. Tampouco podem voar, se transformar ou são dotados de superforça. O cineasta isola dos sanguessugas apenas o que convêm à história: a sensualidade exacerbada, a vida eterna e a necessidade do consumo de sangue. O único traço de diferença física aparente entre eles e um humano normal é a unha do polegar, que cresce como uma faca, com a qual perfuram a vítima. Essa mutação junta-se à vida eterna e sede por sangue nessa variação curiosa do mito do vampiro.” Fonte



A história é nos contadas através do entrelaço do passado, com flashbacks, e presente. Pouco a pouco é relevado quem elas são, como se tornaram vampiros e o porque de estarem sempre fugindo.




Jordan nos apresenta uma versão mais humana sobre as criaturas, atrás da relação mãe e filha e a ligação entre Eleanor com um humano. O filme é melancólico e denso,  mais voltado para o drama familiar do que para o terror, Byzantium é uma historia interessante que vale apena se assistir.




5 comentários:

  1. Os Garotos Perdidos também é um ótimo filme de vampiros. Saudades de assisti-lo na Sessão da Tarde. =D

    ResponderExcluir
  2. Entrevista é o melhor♥♥♥ Confesso que morria de medo quando era criança rs.
    Hoje em dia eu adoro a Cláudia, mas não consigo deixar de sentir dó dela :(

    Esse Byzantium, eu quero ver por causa da Sairose ♥♥

    Adorei as dicas!

    Beijinhos,
    May

    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro filmes de terror, mas nem tanto dos sobre vampiros :S
    E nem assisti nenhum desses da sua lista rs
    Beijos

    Entrelinhas e Livros
    Facebook

    ResponderExcluir
  4. Acredite que já vi os três?

    São excelentes e a recomendação eu assino embaixo.

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei encantada pela indicação de tais filmes!
    Obrigada! Precisava de uma variada nos filmes e agora tenho esses para assistir ♥·♥

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo