20 setembro, 2014

Resenha: FanGirl


Título: FanGirl
Autora: Rainbow Rowell

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida?       



Assim que li a sinopse de “FanGirl”, como aposto ser com a maioria dos bookaholics, foi impossível não me identificar com alguns temas abordados na narrativa de Rainbow. Então fui em busca de mais informação e descobrir que existiam muitas resenhas positivas sobre o livro, o que me incentivou a passá-lo na frente de algumas outras leituras. 

Abandonadas pela mãe ainda muito novas e tendo que cuidar de um pai com a sanidade mental frágil, Cath e Wren são duas irmãs gêmeas inseparáveis que, mesmo com estilos e personalidades tão diferentes, adoravam passar grande parte da adolescência escrevendo juntas fanfics da série de livros de fantasia do Simon Show (Rainbow optou por criar a história de Simon e Baz para não ter problemas de direitos autorais ao citar Harry Potter). 

Cather gostava da sua vida, gostava de estar perto para cuidar do pai, do relacionamento monótono com o “namorado” Abel, gostava de ter a irmã esporadicamente dando pitacos para ajudar na construção das suas fanfics, gostava de ter conseguido um bom público na internet (e até ser famosa por isso) e, principalmente, gostava da zona de conforto na qual havia se instalado.

Mas, ao finalmente terminar o colegial e estar se preparando para a universidade sua irmã decide que não quer ser sua colega de quarto e nem mais ajuda-la a escrever sobre Simon e Baz, o que acaba bagunçando todos os planos de Cath. E é assim, abandonada pela irmã e incentivada pelo pai, que Cath se vê dividindo o quarto com Reagan e tendo que conviver, por osmose, com o sorridente Levi.

Sendo muito introspectiva e totalmente focada em terminar a sua fanfic mais famosa do universo de Simon ('Vá em frente') antes do lançamento do último livro da saga, Cath se tranca quase que totalmente para contato com outras pessoas. Porém, aos poucos, vai cedendo e construindo uma amizade com Reagan e com Levi (que tem presença as vezes até maior que a da própria Reagan). 

Entre sua preocupação com o pai que agora mora sozinho, uma tentativa de reaproximação de sua mãe, um parceiro de escrita pretensioso, uma irmã que começou a se meter com álcool e festas universitárias e um projeto lançado pela sua professora de escrita ficcional entre outros percalços, Cath acaba por se aproximar cada vez mais de Levi e não demora muito para os dois começarem a tentar construir um relacionamento no ritmo hesitante de Cather.

No geral, o livro é leve e repleto de referências que fazem com que uma boa ficwriter ou bookaholic se identifique logo de cara com Cath. É uma boa leitura despretensiosa e recomendo para dias entediantes. 

Mas ainda houve muito nessa história de Rainbow que me incomodou. Ao contrário do que pensei que ia acontecer, não consegui de fato engatar na leitura, não fiquei totalmente absorta. Fiquei esperando para ver no que daria a relação de Wren e - principalmente - Cath com a sua mãe e o único encontro real em que essa apareceu foi totalmente decepcionante. 

Outro ponto bastante incômodo foi o fato de a história da Cath ser intercalado com fragmentos de suas fanfics ou dos livros de Simon, não conseguiu me prender e por terem sido tão longas, na maioria das vezes, fiquei com uma vontade enorme de pular essas passagens. Tenho a impressão que comecei com o livro errado de Rainbow Rowell então ainda não desisti de tentar ler algo da autora. Principalmente depois da resenha, já postada aqui no blog, de Eleanor e Park. 







4 comentários:

  1. :) eu estou mto ansiosa para ler.
    mas eu queria tentar em inglês primeiro. Só que minha fila está tão gigante rs

    beijinhos,
    May

    www.ensaiodemonomania.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontade de ler Eleanor e Park, mas Fangirl é um dos livros que mais quero no momento! Acho que por já ter sido esse tipo de fã, a ponto de ler e escrever fanfics e tudo, sei que a chance de me identificar é enorme. Mas não espero que seja um dos melhores livros do mundo também. Ele deve valer mais pela diversão.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já havia visto comentários sobre esse livro e não fiquei empolgada. Sua resenha é ótima e meu deu vontade de ler, mas não é meu gênero, então vou esperar um pouco mais. Bjs
    www.naestantedale.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,Julie! Amei sua resenha, sério. Estou ansiosa pra ler esse livro, mas desde que vi algumas resenhas comecei a imaginar que ele fosse uma coisa mais leve e tal. Enfim, mesmo que demore, vou dar uma chance haha

    Beijos e parabéns pelo blog ;)

    ResponderExcluir

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo