12 maio, 2014

Resenha: Pandemônio


Título: Delírio
Autor: Lauren Oliver

Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena Haloway terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções, as faíscas da revolta pouco a pouco incendeiam a sociedade, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.



Depois do final cliffhanger de matar do primeiro livro, finalmente pude ler Pandemônio e minhas expectativas estavam bem altas. Se você ainda não leu essa serie ainda, você pode conferir a resenha do primeiro livro aqui. Depois de criar várias teorias e tentar descobrir o aconteceu depois que Alex ajudou Lena a pular a cerca, eu continuo não sabendo exatamente o aconteceu, mas pelo menos uma de minhas teorias estava certa. Se você queria saber o que aconteceu depois que pegaram o Alex, bem, você vai continuar querendo saber, ou melhor, você só vai saber no final do livro e bem por alto.

O livro é dividido em Antes e Agora, no começo demorei um pouco para conciliar os dois, mas depois você acaba se acostumando com esse tipo de narrativa. Temos a Lena logo depois de pular a cerca e a Lena de volta as cidades. No Antes vamos ver o quão difícil vai ser para a Lena se adaptar a vida dos Selvagens e ainda por cima, sem o Alex, que ela acredita, cegamente, estar morto. Podemos finalmente ver como os Selvagens vivem além das fronteiras, o que não é nada fácil, Lena que o diga. Eles tem todo um processo pra conseguir alimentos, remédios, roupas e eles tem que estar em constante mudança, não podem ficar por muito tempo em um certo abrigo. Acabamos descobrindo da existência dos Saqueadores, que são Inválidos, mas não lutam por nada. Enquanto os Inválidos lutam para se livrar da cura e destruir muros, os Saqueadores só querem destruir tudo, matar e roubar. Então é óbvio que os Inválidos não gostam dos Saqueadores, pois eles destroem a imagem dos Inválidos, e faz com que todos que vivem nas cidades pensem que eles são um bando de animais que não podem ser controlados. Mas como a própria Lena diz os verdadeiros animais estão dentro da cerca e não fora dela.

No Agora vemos Lena infiltrada na ASD – América Sem Delíria – de Nova York, em uma missão dada por Graúna (uma Inválida que ajudou Lena depois de ter pulado a cerca). Os Inválidos estão cada vez mais infiltrados em grandes cidades e instituições, afinal, eles estão planejando um revolução. Lena precisa ficar de olho na ASD, em Thomas Finerman (o fundador da ASD) e em seu filho, Julian Finerman, que apesar de ter dezoito anos, ainda não foi curado, os cientistas se recusam a tratá-lo, pois isso pode por em risco a vida dele, ele pode ter o sistema nervoso severamente afetado. Mas apesar de tudo o seu pai e Julian insistem que ele deve passar pela intervenção. Mas no dia da manifestação da ASD os Saqueadores aparecem e sequestram Julian e Lena, que estava na cola de Julian e acaba indo no bolo. Obviamente, eles vão passar por várias coisas juntos, mas será que duas pessoas tão diferentes vão conseguir viver presos na mesma cela, hohoho. E é melhor eu parar por aqui com a resenha, senão não vou conseguir me controlar e acabarei dando alguns spoilers.

Eu esperava um pouco mais desse livro, ou melhor, eu esperava mais da Lena. Aqui vai uma confissão, eu fiquei muito chateada por a Lena não ter sequer considerado a possibilidade do Alex estar vivo, afinal de contas, ele era o amor da vida dela. A primeira coisa que eu pensei era que assim que ela estivesse fisicamente melhor, ela partiria para uma busca pelo Alex, iria ir nas Criptas e salva-lo. Mas isso não aconteceu, ela seguiu em frente. Eu não havia considerado sequer a possibilidade de outro cara aparecer, mas assim que Lena encontra Julian, posso dizer que senti o cheiro de triângulo amoroso no ar. Mesmo a Lena tendo amadurecido bastante, ela continua com tendo as mesmas inseguranças que ela tinha quando estava em Portland, então sinto que vai rolar um flashback de emoções (?) no próximo livro, eu realmente espero que não tenha mimimi em Réquiem, but the treta has been planted. O lançamento de Réquiem vai ser dia 21 de maio, para a felicidade de todos.





0 comentários:

Postar um comentário

 
Feitas de Papel - 2014. Todos os direitos reservados. Criado por: Juliana Moreno.Tecnologia do Blogger. imagem-logo